Os Boiadeiros na Umbanda são guias espirituais que valorizam a natureza e que contribuem com o equilíbrio entre seres humanos e meio ambiente. Na verdade, eles foram pessoas evoluídas que possuíam laços fortes com a fauna e flora e, depois de desencarnados, resolveram continuar suas missões espirituais.
Apesar da aparência agressiva, forte e valente, os Boiadeiros são muito generosos, pacíficos e benevolentes. Além disso, eles utilizam uma linguagem específica que remete ao campo para se comunicarem com o mundo dos vivos.
Aqui, você aprende mais sobre o que são os Boiadeiros na Umbanda e desvenda todos os mistérios desses guias espirituais poderosos.
Quem são os Boiadeiros na Umbanda
Foto: Pinterest
Os Boiadeiros na Umbanda são guias espirituais que fazem parte da linha de intermediários ou auxiliares, atuando tanto nas linhas de esquerda quanto das de direita.Tradicionalmente, eles seguem os orixás Oyá Tempo – Logunam e Oxalá, que juntos regem a fé.
Os Boiadeiros assumem o papel de guardiães protetores da Lei Maior quando os Boiadeiros são governados por Ogum, o orixá da guerra. Porém, eles também podem trabalhar para eliminar energias negativas e expulsar espíritos obsessores quando seguem a linha de Oyá Tempo.
Na época que eram vivos, eles trabalhavam com a terra e dominavam a arte do cuidado do campo, lidando com os instintos animais e as adversidades climáticas. Por isso que, enquanto guias espirituais na Umbanda, os Boiadeiros são conhecidos por conseguirem trazer harmonia até para as relações mais improváveis.
Com a fala simples, o respeito à natureza e um coração enorme, esse guia é uma presença muito apreciada nas giras de Umbanda. Sem falar que os Boiadeiros procuram sempre a ajudar, orientar, auxiliar e aconselhar os aflitos que se desviam do caminho do bem.
Também vistos como fazendeiros ou vaqueiros, esses guias possuem uma maneira própria para se comunicarem com as pessoas. Com uma linguagem característica do campo, eles transmitem a mensagem de paz e amor do orixá regente.
Se você chegou até aqui e está se perguntando “Mas o que são guias?”, assista o vídeo abaixo para descobrir:
Características dos Boiadeiros na Umbanda
Quando você olha para um Boiadeiro em uma gira na Umbanda, você logo pensa em um peão, vaqueiro, laçador ou, até mesmo, em um tocador de viola. Isso porque eles eram seres que possuíam um laço profundo com a natureza e com os animais. Depois de desencarnadas, como eram muito evoluídos, tornarem-se guias espirituais.
Como fiéis protetores da harmonia entre meio ambiente e seres humanos, os Boiadeiros na Umbanda têm costumes próprios e desempenham o papel de transmitir a mensagem de fé, respeito e amor universal.
Sendo assim, esses guias trabalham sempre em direção ao equilíbrio de forças e à eliminação de energias negativas, chegando a expulsar presenças obsessoras da mesma maneira que controlam a boiada no pasto.
Com muita humildade e um jeito modesto, típicos do sertão, os Boiadeiros carregam uma enorme vontade de ajudar e orientar os seres humanos desgarrados. Por isso, eles são guias muito respeitados nos terreiros de Umbanda.
Além da aparência emblemática, os Boiadeiros possuem características específicas como nomes peculiares e palavras específicas que fazem parte da comunicação entre guias e as pessoas.
Nomes dos Boiadeiros na Umbanda:
- João Boiadeiro;
- Boiadeiro do Ingá;
- Zé Mineiro;
- Carreiro;
- Boiadeiro do Rio;
- Zé do Laço;
- Boiadeiro da Serra da Estrela;
- Boiadeiro da Jurema;
- Boiadeiro do Chapadão;
- Boiadeiro de Chapéu de Couro.
Quando os Boiadeiros querem se expressar em uma gira, ele utilizam um vocabulário específico que traduz a sua realidade.
Palavras específicas dos Boiadeiros na Umbanda:
- Boi: um espírito que se desviou do caminho do bem,
- Laço: remete ao tempo e a Orixá Logunan;
- Laçar: conduzir os espíritos em direção à Lei Divina;
- Boiada: os espíritos que o trouxe para o caminho do bem;
- Cavalos: os filhos que estão no caminho do bem.
Normalmente, os Boiadeiros na Umbanda carregam vestimentas nas cores azul escuro e amarelo, porém, é possível encontrá-los com roupas típicas de peão em marrom e roxo.
Culto aos Boiadeiros na Umbanda
Foto: Pinterest
Embora pareçam sertanejos com aparência carrancuda, a celebração dos Boiadeiros acontecem no dia 2 de julho e são sempre momentos festejados com muita alegria. Além disso, há tradições que separam as terças-feiras para as giras de Boiadeiros e outras, as quintas-feiras.
De qualquer maneira, há símbolos específicos no culto dos Boiadeiros na Umbanda, assim como o berrante, chifres, as botas de couro, cigarro de palha e sementes olho de boi. Nos trabalhos, é comum acender velas (pode ser nas cores dos Boiadeiros ou não) para pedir a proteção dos guias e limpeza espiritual.
Oferendas ao Boiadeiros na Umbanda
Antes de cultuar um guia ou realizar uma oferenda, é muito importante consultar a pessoa encarregada pelo terreiro de Umbanda que te orientará conforme as características específicas da entidade.
Com isso em mente, saiba que as oferendas aos Boiadeiros devem ser colocadas em espaços abertos, campos ou pedreiras. Não é surpresa nenhuma que o que os Boiadeiros gostam em suas oferendas são alimentos típicos do sertão, não é mesmo?
O que os Boiadeiros gostam:
- Frutas: Laranja, limão, abacaxi, carambola e uva;
- Pratos: caldo de mocotó, arroz carreteiro, arroz com lentilha, costela de boi, carne seca desfiada e feijão tropeiro;
- Bebidas: Suco de frutas cítricas, vinho tinto e branco e piga.
Oração aos Boiadeiros
“Meu amigo Boiadeiro!
Tu que guia teu gado pelas porteiras dos caminhos de Ogum,
Tu que passa por rios, sob Sol e chuva com seu berrante a anunciar Tua chegada,
Tu, que com teu chicote em punho, hábil com o laço e não deixa demanda criar,
Ajuda-me nesta hora, abra as porteiras de meus caminhos!
Traga no teu laço aqueles que me querem mal.
Que na Tua chibata haja justiça de minha causa.
Que eu encontre em meus caminhos a solução para para os meus pedidos.
Jetruá!”
Com um linguajar simples, mas com uma mensagem muito forte, os Boiadeiros são guias espirituais muito respeitados e admirados na Umbanda. Se você gostou da história deles e tem interesse em descobrir qual Orixá te rege, marque uma consulta online para fazer o jogo de búzios com um dos pais e mães de santo disponíveis no Astrocentro.
Dessa maneira, todas as consultas são realizadas por profissionais responsáveis e comprometidos com a qualidade do serviço. Sem falar que o sigilo e discrição são garantidos pelo Astrocentro.
Mas se você está curiosa para saber com qual entidade você se identifica mais, faça o quiz “Qual Orixá te representa?”. Comente aqui embaixo o seu resultado!