Um Orixá trabalhador, defensor e conhecido como o mensageiro. Seu nome tem origem Yorubá, na palavra Esú, que quer dizer “esfera”. Assim, a energia dele é capaz de se manifestar de forma espiralada. Já sabe de quem estou falando? Só mais uma dica, é também o Guardião dos terreiros. Descobriu? Pelas características citadas, é claro que estou falando de Exu na Umbanda.
Muitas pessoas que não conhecem a religião, costumam confundir este Orixá com o do Candomblé. Mas mesmo que ambos não sejam a mesma entidade, eles possuem a mesma função: defender a porteira dos terreiros e das casas dos médiuns. Só que o Exu na Umbanda quando convocados, são para proteger a Casa e fazer o despache de espíritos zombeteiros e eguns.
O Exu na Umbanda é do mal?
Essa é uma das dúvidas mais recorrentes para aquelas pessoas que não conhecem a religião. Isso ocorre por conta do cruel sincretismo feito por outras crenças associando o Exu aos demônios. Assim, as pessoas acabam criando um preconceito contra esse Orixá, achando que ele só vem para fazer trabalhos maldosos. E isso não é verdade.
O Exu na Umbanda corresponde à vibração energética de um espírito que já conheceu as profundezas do mal e do apego à matéria e agora decidiu trabalhar apenas para a Luz. Sendo assim, nada mais indicado que um Exu para cuidar das questões cármicas mais sérias e materiais dos homens e para protegê-los daqueles que ainda não decidiram caminhar para o bem e para a luz.
O porquê das cores preto e vermelho para o Exu na Umbanda
As gargalhadas assustadoras e as mudanças faciais, podem assustar aqueles que não estão familiarizados com a força do Exu na Umbanda. Porém, como tudo nessa religião, há um propósito oculto para isso.
Como esses Orixás são os guardiões e os protetores dos médiuns, portanto, precisam afastar e espantar o mal. Da mesma forma, conhecem a vibração dos espíritos mais baixos e essa é o mecanismo que tem para afastá-los, demarcando território com risadas, tridentes, passadas bruscas e palavrões. A conduta do Exu vai depender de doutrinamento e das exigências do dirigente da Casa.
Então, o Exu na Umbanda faz trabalho para o mal?
Os Exus são os Senhores do Karma. Conhecem o bem e o mal de perto e ainda vibram em uma frequência próxima à matéria, sendo os primeiros a nos ajudar com questões materiais. Portanto, é possível que exista Exu na Umbanda que não-doutrinados e que podem fazer o Mal. Porém, muitas vezes não é nem porque querem, e sim porque obedecem fielmente a lei do Karma.
Se uma ação tem início na mente maldosa de um médium, quem seria esse Orixá para desvirtuá-lo de seu Karma? Um Exu na Umbanda é sempre honesto e costuma deixar bem claro para o consulente a responsabilidade por suas escolhas e ações.
Os nomes do Exu na Umbanda e seus costumes
Há Exu na Umbanda que são homens, como Exu Caveira, Exu Veludo, Tranca Rua, Exu Tiriri, Exu Marabô e também as Exus mulheres como a Maria Padilha, a Maria Molambo, a Pomba-gira Cigana, dentre outras.
Muitos são vaidosos e gostam de receber presentes, mas muitas dessas exigências podem ser apenas da cabeça do médium. Por isso, é importante ter giras de desenvolvimento dessa energia e oferecer os padês necessários para a firmeza dos médiuns e da casa. Assim, é neles que os Exus buscam forças para exercer o seu trabalho.
Agora que você já sabe melhor sobre o Exu na Umbanda, conheça mais alguns textos que exploram essa religião:
- Conheça agora as sete linhas da Umbanda
- Aprenda qual a origem dessa religião Umbanda
- Veja os mitos e verdades sobre incorporação na Umbanda
- Confira a história da Maria Padilha – a feiticeira da Umbanda