As religiões afro-brasileiras tem muitas divindades poderosas, e entre elas, está Exu Tiriri.
Contudo, existem algumas manifestações ou tipos de Exu diferentes.
Por isso, para que você possa diferenciá-los, hoje vamos conhecer especialmente Exu Tiriri, sua história e suas características.
Nas religiões de origem africana, como Umbanda e a Quimbanda, Exu é uma entidade espiritual considerada figura intermediária entre os seres humanos e os orixás (divindades).
Entretanto, existem diferentes manifestações de Exu, e uma delas é Exu Tiriri, conhecido por sua energia vibrante e intensa. Além disso, ele também é conhecido por sua:
Contudo, como ele se trata de uma manifestação específica, Exu Tiriri tem características diferentes e costuma ser representado com roupas coloridas e festivas.
Mas ele também pode ter diferentes representações, por isso, para que você possa diferenciá-los, vamos conhecer melhor os tipos de Exu e quem eles são.
Considerado uma figura central nas religiões afro-brasileiras, Exu é uma entidade espiritual fundamental que age como intermediário entre os seres humanos e as divindades.
Entretanto, ele é uma figura complexa e multifacetada, ou seja, há diversas manifestações e tipos de Exu, de acordo com cada tradição religiosa afro-brasileira.
Por exemplo, Exu Tiriri e Exu Tiriri das almas. Porém, além desses dois temos vários outros, cada um com suas características específicas.
Com isso, muitas pessoas perguntam qual é a Pombagira que acompanha Exu Tiriri. Mas não existe uma regra que determina isso, tudo vai depender da tradição e preferências da pessoa que está fazendo os rituais relacionados a essas entidades.
Além das diferentes representações, os Exus também possuem suas ‘falanges’ que é um termo usado para se referir a grupos ou categorias de Exus que compartilham as mesmas características, funções e afinidades espirituais.
Cada falange pode ter um líder espiritual, conhecido como “Exu Chefe de Falange” ou “Exu Rei de Falange,” que supervisiona e orienta os membros dessa categoria.
E agora que você já sabe quem é Exu, vamos conhecer Exu Tiriri e suas características.
Mesmo que Exu Tiriri seja uma figura importante nas religiões afro-brasileiras, é possível encontrar algumas diferenças na representação desta entidade de acordo com a religião.
Porém, algumas das principais características de Exu Tiriri são:
Além disso, ele é representado por uma figura misteriosa que veste:
Mas como funcionam os trabalhos de Exu Tiriri?
É isso que veremos agora.
Uma dúvida comum que as pessoas tem ao conhecer essa entidade é:
Exu Tiriri trabalha para qual orixá?
Por se tratar de uma variação do próprio Exu, as pessoas costumam relacioná-lo com esse orixá, mas Exu Tiriri não é relacionado diretamente a uma divindade. Isso porque ele é a essência de um ser com muitas faces.
Dessa forma, por não ter ligação direta com um único orixá, Exu Tiriri pode atuar em diferentes aspectos, como:
Agora, vamos ver quem são os filhos de Exu Tiriri.
Nas religiões como Umbanda e Quimbanda, temos o que chamamos de filhos dos orixás, que são as pessoas devotas a um orixá específico. Normalmente, eles têm qualidades que são ligadas a esse orixá.
Sendo assim, no caso de Exu Tiriri, as características dos filhos envolvem:
E certamente, uma das características mais importantes é o culto a Exu, o que pode resultar (na maioria das vezes) em chamados para servirem como médiuns ou intermediários em suas casas religiosas.
Por ser uma entidade multifacetada, existem várias lendas que envolvem Exu Tiriri e sua história. Por exemplo a história de como Exu Tiriri morreu ou de como ele ajudou as pessoas a encontrarem um caminho melhor para sua vida.
E se acaso você também está com dificuldade e precisa de auxílio para superar as adversidades, peça ajuda do Tarot. Temos vários profissionais prontos para iluminar seus caminhos.
Em uma aldeia assolada pela pobreza e miséria, Exu decidiu descer à Terra como Tiriri Lonan para ajudar essas pessoas. Inicialmente, sua identidade era ocultada por uma máscara e um manto, deixando as pessoas apreensivas.
Mas quando ele começou a realizar milagres para melhorar a vida da comunidade, tudo mudou.
Tiriri Lonan ensinou solidariedade, união e práticas agrícolas, trazendo prosperidade e saúde de volta para a aldeia. Contudo, ele sempre fazia questão de lembrar às pessoas que não era um deus, mas um mensageiro divino, e enfatizava que a verdadeira mudança dependia da continuação desses valores.
Assim, após transformar a aldeia, ele partiu, deixando um legado de esperança e honra como guia espiritual.
Outra faceta de Exú é Tiriri da Calunga, conhecido por ter uma ligação especial com o mundo dos mortos e o cemitério.
Assim, ele atua como guardião das almas dos falecidos, facilitando sua jornada após a morte e servindo como intermediário entre os vivos e seus entes queridos no mundo dos mortos.
Além disso, ele é conhecido por proteger contra energias negativas e é frequentemente invocado em rituais de purificação e defesa espiritual. Contudo, sua lenda enfatiza sua dualidade, sendo um aliado poderoso quando respeitado, mas desafiador quando desrespeitado.
A lenda de Exu Tiriri das Almas não é uma história única e universal, mas sim uma parte da tradição e das crenças transmitidas pelas gerações. Por isso, dependendo da região, é possível encontrar algumas diferenças nessa lenda.
Mas no geral, ele é descrito como um Exu com poderes relacionados às almas dos mortos, também considerado um intermediário entre os dois mundos.
Entretanto, seu poder está ligado à comunicação ancestral e às questões espirituais relacionadas à essas almas.
Assim como as representações de Exu, essa lenda pode ser diferente de acordo com a religião.
Uma das lendas diz que um jovem chamado Tiriri estava sofrendo com a escassez de sua aldeia, e ao sair para buscar uma solução, encontrou Exu, guardião das encruzilhadas. Então, Tiriri pediu sua ajuda e ganhou conhecimento para trazer chuva às suas terras.
Depois disso, como forma de gratidão, dedicou sua vida à Exu e a seguir seus caminhos, tornando-se Exu Tiriri das Sete encruzilhadas.
Contudo, existe uma outra versão, que algumas pessoas dizem ser sobre como Exu Tiriri morreu. Ela conta sobre um senhor humilde, apaixonado por uma jovem nobre. Mas ao saber da paixão dele sobre sua filha, o nobre prendeu o senhor em uma masmorra por anos, onde ele pereceu por causa da fome e torturas.
Dessa forma, ele se tornou um ser que era ao mesmo tempo revoltado e caridoso, pois ele usa suas forças para combater a injustiça e os males do mundo.
Apesar de ambos serem facetas do mesmo orixá, Exu Mirim e Exu Tiriri são igualmente associados a espíritos brincalhões. Entretanto, suas características e atuações específicas podem variar de acordo com:
Mas mesmo com suas diferenças, as duas entidades são consideradas protetoras das crianças, e são chamadas para trabalhos ligados à saúde, infância, educação e bem estar.
Primeiramente, para fazer uma oferenda a qualquer entidade, você precisa entender profundamente as tradições e consultar um líder espiritual, para que possa fazer tudo da maneira correta.
Depois, você deve fazer a oferenda em um lugar adequado, como altar ou espaço religioso dedicado a esses rituais. Então, você faz a sua oferenda, mantendo em mente suas intenções. E por fim, você faz um agradecimento a Exu com respeito e reverência.
Dependendo da religião as oferendas são diferentes, mas no geral são oferecidos para Exu:
Contudo, para que sua oferenda seja feita corretamente, se atenha aos itens falados pelo seu líder espiritual.
Existem muitas orações que podem ser feitas a Exu Tiriri, contudo, as mais conhecidas e poderosas são para trazer o amor e para abrir caminhos. Então, vamos conhecer a oração de Exu Tiriri para o amor.
“Mistério Exu Tiriri,
Tu que tens as forças de Deus ao teu lado, e tensas energias positivas contigo, eu te rezo, te venero e te peço ajuda no amor.
Peço vossa ajuda no amor e peço que faça (nome da pessoa) vir ter comigo, não aguentar mais e se declarar.
Que o amor exploda dentro do coração de (nome da pessoa), para que venha ter comigo, se declarando agora mesmo.
E peço que (nome da pessoa) não aguente ficar longe de mim! Que volte meigo, carinhoso e apaixonado.
Que assim seja Exu Tiriri, que assim seja.”
“Tu que emanas o poder sétuplo de Deus,
que tens o poder de abrir caminhos, guardar as encruzilhadas e que domina o poder devolvedor, retornador e quebrador.
Pedimos que abençoes nossas vidas!
Quebre as demandas de nossos pensamentos, egos e sentimentos negativos.
Devolva a vitalidade, a força, a alegria, a ordem e a Lei.
Devolva a prosperidade, a saúde e a paz de espírito.
Que de acordo com nosso merecimento e necessidades,
possamos ter de volta tudo o que nos foi retirado pelo mal de outros ou pela nossa incapacidade.
Nos permita receber vossa força para o trabalho, vitalize nossa saúde e nos proteja de ataques negativos.
Nos cubra com vossa capa protetora vermelha e preta.
Coloque vossa lança tripolar para nossa proteção.
Laroiê Mistério Exu Tiriri.”
Tanto os pontos quanto o ponto riscado de Exu Tiriri fazem parte das tradições religiosas afro-brasileiras.
O ponto riscado de Exu Tiriri é um elemento gráfico usado para representá-lo. Assim, ele é desenhado de acordo com símbolos e formas específicas e usados em rituais para chamar Exu Tiriri e criar uma conexão com essa entidade.
Além disso, também temos pontos falados, que são entoados como cânticos ou música com o mesmo propósito do ponto riscado.
Exu Tiriri Menino é uma manifestação de Exu nas tradições afro-brasileiras, conhecido por sua juventude, agilidade e esperteza. Ele atua como mensageiro divino e é procurado por pessoas que enfrentam desafios relacionados à comunicação e negociações.
Dependendo do tipo de mensagem que você busca, Exu Tiriri Menino pode te guiar de diferentes maneiras.
Mas existe uma mensagem muito associada a ele que inclui lições sobre adaptabilidade, criatividade, agilidade mental e a importância de encontrar soluções inteligentes para os desafios da vida. E uma frase muito importante dessa mensagem é:
‘O mal está dentro de cada um que vive na sua terra. Cabe a vocês distingui-los, e trabalhar para combatê-lo.’
Geralmente, a escolha de um guia espiritual é pessoal e baseada em inclinações individuais, mas entender os benefícios que a entidade pode trazer pode ajudar na tomada de decisão.
No caso de Exu Tiriri, ele é conhecido por lutar contra as energias do mal, agir como mediador entre as pessoas e a espiritualidade, além de todas as outras qualidades que abordamos até então.
Contudo, se você ainda tem dúvidas sobre seu caminho, peça ajuda às cartas. Pois, com o Tarot, você guia seus passos com assertividade e objetividade. Converse com nossos especialistas e saiba como.
Porém, seja com Exu Tiriri ou outro orixá, desde que você o trate com respeito e dedicação, sua vida será sempre abençoada.
Até mais!
O Tarot das Fadas é muito mais do que um simples baralho de cartas; ele…
Um Ano de Transformação e Crescimento para Escorpião O ano de 2025 traz consigo muitas…
Um ano de crescimento e Equilíbrio para Libra, O ano de 2025 promete ser marcado…
A Semana da Grande Mudança: Redefinindo Caminhos e Encontre seu Equilíbrio Precioso(a) Leitor(a), não é…
O Dia Mundial da Umbanda, celebrado em 15 de novembro, é uma data significativa para…
O Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, oferece uma oportunidade valiosa para…