Iemanjá na Umbanda é conhecida como a deusa das águas e rainha do mar, seu nome possui derivação sobre sua origem africana, significando ‘mãe cujo filho é peixe’. Na Umbanda, é considerada a mãe de vários Orixás e por isso também lhe garante posse sobre os poderes de fecundidade e é a principal cuidadora dos pescadores, sendo responsável por cuidar dos lares e manter esses em perfeita paz e união, entre todos que residem na mesma casa.
Iemanjá na Umbanda tem uma força e aceitação descomunal, sendo que também é representada em outras culturas, como, Candomblé, Quimbanda e até mesmo na católica, com o nome de Nossa Senhora dos Navegantes.
Comemoração de Iemanjá na Umbanda
Os dias de comemoração de Iemanjá podem mudar de acordo com a região e pelos preceitos culturais de cada território. Veja abaixo uma lista com alguns Estados brasileiros que possuem culto e festa em volta de Iemanjá na Umbanda, sendo as seguintes datas:
- Cidade de Teresina as festas acontecem no mês de fevereiro;
- No Estado do Rio de Janeiro as festas acontecem no mês de dezembro;
- Nos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul as festas são acometidas no mês de fevereiro;
- No Estado de São Paulo as festas acontecem em dezembro;
- No Estado do Ceará a festa ocorre no mês de agosto.
A base das comemorações são os meses de dezembro no dia 31 e em fevereiro no dia 02, mas podemos ter variações como no Ceará, onde ocorre o culto em agosto, para se igualar com a Nossa Senhora dos Navegantes.
Rituais para Iemanjá na Umbanda
Os rituais que são realizados têm como base principalmente a adoração que as pessoas possuem e do sentimento de gratidão. Lembrando que dependendo da religião que irá realizar o culto para Iemanjá, são averiguadas algumas diferenças.
Porém, também existem algumas singularidades entre as comemorações para a Iemanjá na Umbanda e em outras religiões, sendo elas os rituais que são realizados preferencialmente nas regiões próximas do mar, exceto no Candomblé que realiza o seu ritual em um altar fechado. E os tipos de cantos, afinal é a sereia do mar, e por isso é comum ter diversas músicas voltadas a ela.
Estes rituais possuem preparações semelhantes utilizando de:
- Velas e desfiles;
- Objetos com prata;
- Pedras como a pérola e a água marinha que são referenciais a sua natureza da água e mar;
- Flores brancas;
Mas na Umbanda, também existem as flores específicas para homenagear a deusa, como:
- Rosas brancas;
- Orquídea brancas;
- Crisântemos brancas;
- Palmas brancas;
- Angélicas brancas;
Os rituais mais comuns acontecem no fim e início de ano, porém pode acontecer de invocarem em rituais Iemanjá que a mesma lhe concede desejos e bênçãos.
Entendendo os filhos de Iemanjá na Umbanda
Os filhos de Iemanjá na Umbanda são conhecidos por serem protetores e acolhedores, tanto as filhas que são consideradas como pessoas amorosas e que sempre recebem a todas as pessoas com carinho e amor, quanto aos filhos, estes são a representação da proteção de Iemanjá, sendo pessoas discretas em tudo o que faz e almeja.
Quando falamos sobre os filhos de Iemanjá, precisamos pensar que eles são vistos como pessoas sofisticadas, tornando-se graciosos em qualquer momento, assim são pessoas que no geral se importam com o próximo e emanam cuidados com os seus correlatos. São definitivamente pessoas detentoras de uma enorme alegria e que amam estar em família e com amigos, buscando sempre uma união equilibrada e estável entre todos que se acercam.
Sendo, assim, representados por pessoas fortes e determinadas, porém em desvantagem são pessoas rancorosas e que possuem tendência a serem um pouco mais rechonchudos.
Aos que têm Iemanjá como sua mãe, devem usar alguns objetos que representam a ela todo o respeito e carinho que possuem, sendo os seguintes orifícios:
- Odoyá Iemanjá;
- Odociaba Iemanjá;
- Marabô Doya Iemanjá.
Ser um filho de Iemanjá é ter sabedoria e manter a família unida e feliz, sempre prezando pelos bons fundamentos de uma boa relação que é a comunicação e a veracidade entre os pares.
Por fim, vemos, que Iemanjá na Umbanda possui um bravo fundamento em união e manter a paz entre as relações familiares, sendo reverenciada de várias maneiras e cultuada pela Umbanda pelos seus oferecimentos e agradecimentos.
Agora que você já sabe como é a Iemanjá na Umbanda, saiba mais sobre outros Orixás da religião:
- Saiba mais sobre a Umbanda branca e conheça as suas diferenças
- Veja como é Omolu na Umbanda
- Saiba qual a diferença entre Umbanda e Candomblé