A Mãe de Santo é uma figura central dentro de um terreiro ou Casa Espiritual. Também conhecida como Mãe de terreiro, Babá, Taata, Chefe de terreiro ou Zeladora de terreiro, ela possui grandes importâncias para sua religião. Você sabe quais são as funções dela? Como encontrá-la e como saber que é confiável? Quais são as características de uma boa Babá? Então acompanhe esse artigo para descobrir!
As funções de uma Mãe de Santo em um terreiro
A Mãe de Santo é a alma de um terreiro, e a firmeza da casa depende de sua integridade moral e espiritual. É uma figura de autoridade dentro de uma Casa Espiritual porque é de sua responsabilidade cuidar e orientar seus filhos de santo (também chamados de filhos de cabeça ou filhos de corrente).
Também é sua responsabilidade fazer a firmeza da entrada da casa, definir o calendário e a ordem em que acontecerão as giras, intuir se há algum trabalho que precise ser feito pelo bem coletivo da Casa ou para algum filho específico. Se algum filho precisar de uma assistência em algum momento da vida, a Mãe de Santo deve disponibilizar um tempo no qual possa atendê-lo. Afinal, um filho mal cuidado trará problemas e, provavelmente, não será um bom médium para a assistência.
Como confiar uma Mãe de Santo
Visto a importância que uma Mãe de Santo tem, você pode estar se perguntando: como vou confiar saber que pode confiar naquela Chefe de terreiro, não? Além da nossa intuição, existem alguns pontos que devemos verificar quando a conhecemos.
Pergunte a você mesmo se sente confortável em sua Casa de Santo? Os filhos de santo dessa Mãe de Santo estão bem, equilibrados e prosperando na vida? Essa Babá tem disponibilidade de tempo e energia para as pessoas das quais ela cuida? Esses três elementos são fundamentais no momento de decidir quem vai cuidar da sua cabeça. Afinal, é uma responsabilidade e tanto!
Quais são as características de uma boa Mãe de Santo?
Já vimos a importância que a Mãe de Santo tem em relação aos seus filhos e à manutenção de uma Casa Espiritual. Agora falaremos um pouquinho das características psicológicas que costumamos encontrar em comum entre boas mães de santo.
As Mães de Santo devem ser dedicadas, pacientes, zelosas e detalhistas. Essas características são fundamentais na hora de cuidar de uma pessoa, de cuidar de trabalhos e de fazer as firmezas de uma casa. Uma Mãe de Santo impaciente, afobada ou apressada pode acabar atraindo para si a má sorte, se não fizer trabalhos e firmezas como foram orientadas. Por isso, fique atenta!
Agora que você já entendeu a importância da Mãe de Santo, confira também:
- Ogum na Umbanda – Entenda a importância deste Orixá
- Caboclos na Umbanda – Uma linha de sabedoria e força
- Oxum na Umbanda – Prosperidade e proteção às grávidas
- Exu na Umbanda – Mitos e verdades sobre essa linhagem