Hoje vamos abordar um tema muito interessante e que, sem dúvida, desperta a curiosidade de muitas pessoas. Muito sabemos que muitas pessoas do Brasil só praticantes da religião Umbanda – e a julgam, se ao menos, conhecê-la. É por isso que nós do Astrocentro, preparamos uma artigo para explicar qual a origem da Umbanda, uma religião linda que poucos conhecem de verdade.
Tentar reconstruir todo o processo histórico que diz respeito à formação dessa religião não é uma coisa fácil por vários motivos. O principal desses motivos é o fato de a mesma ter sua origem em outros segmentos religiosos marginalizados no Brasil.
Esses segmentos religiosos marginalizados são de origem africana e indígena e, por muito tempo, foram perseguidos nesse país.
O três pilares que nos mostram qual a origem da Umbanda
Se você deseja saber qual a origem da Umbanda, saiba que antes é necessário identificar seus três pilares, ou três religiões que possibilitaram seu surgimento. Estou me referindo ao catolicismo dos povos europeus, às crenças ameríndias dos índios e as religiões de matriz africana.
A Umbanda é, na verdade, derivada do sincretismo que, para o bem ou para o mal e independente da vontade de quem quer que fosse se fez presente logo no Brasil colônia. O sincretismo começou a se formar no momento em que os católicos deram início à catequização de índios e negros.
O propósito era apagar as crenças dos povos escravizados para inserir as suas, mas acabar totalmente algo tão importante seria impossível em qualquer tempo. Com isso, as religiões foram se misturado e as pessoas foram juntando-as conforme suas práticas.
O Kardecismo Francês na formação da Umbanda
Mais adiante, precisamente no ano de 1860, o Kardecismo chegou ao Brasil, sendo introduzido na Bahia.
Da mesma forma como outras religiões que aqui chegaram, o espiritismo de Kardec também teve que se adaptar à cultura baiana e brasileira. Sofreu algumas transformações.
Outras tradições percebidas no umbandismo
Hoje podemos ver com clareza a presença dos Orixás, do cristianismo, dos caboclos e divindades indígenas e do espiritismo na Umbanda, mas a mesma foi formada por várias outras tradições.
Posso citar, por exemplo, os patuás com a estrela de Salomão que os malês ou muçulmanos sempre carregavam e que podemos ver entre alguns umbandistas. Também é fácil observar nuances dos povos ciganos, e também da sabedoria e medicina popular.
De acordo com a pesquisa “Das Macumbas À Umbanda: A Construção de Uma Religião Brasileira” de José Henrique Motta de Oliveira, O relato mais antigo das práticas de Umbanda é do ano de 1890.
Como se deu a origem da Umbanda?
A história dessa religião se traduz por meio da vida de Zélio de Moraes que aos 17 anos começou a despertar sua mediunidade e após se internado em um hospital psiquiátrico e ser exorcizado por um padre, descobriu seu caminho pelas palavras de uma benzedeira.
O médium visitou no dia 15 de novembro de 1908 um centro espírita kardecista e o caboclo indagou o porquê de espíritos indígenas e caboclos não estarem presentes no local.
Após ser advertido pelo responsável da sessão retirou-se. No outro dia O caboclo 7 Encruzilhadas, às 20 horas ordenou que se iniciasse um culto onde espíritos africanos e indígenas pudessem trabalhar.
Foi fundada então a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade e a religião com o nome de Umbanda. Essa é uma religião voltada somente para o bem, qualquer nome, ideia e ação que diz e pratica algo diferente disso, não é Umbanda.
Tem alguma dúvida sobre o assunto “qual a origem da Umbanda” ou que deixar sua sugestão? Deixe um comentário aqui.
- Como é a sexta-feira santa na Umbanda
- Conheça as 7 linhas da Umbanda
- O canto da Umbanda
- Mediunidade na Umbanda
- Como funciona a incorporação na Umbanda