Você já deve ter assistindo o filme “Atividade Paranormal”, que retrata a história de uma jovem que, desde pequena, ouve ruídos estranhos e sente sensações inesperadas. Ela pode ser considerada uma pessoa paranormal. Mas afinal, o que é paranormal?
Assim como a personagem do filme, existem várias pessoas paranormais: um dom que vai além do conhecimento científico. Entenda melhor os diferentes tipos de paranormais e como seus dons se manifestam.
O que é paranormal?
O termo paranormal é bem literal. Ele descreve os fenômenos que vão além dos cinco sentidos: paladar, tato, audição, olfato e visão.
São fenômenos sobrenaturais que vão além da compreensão normal. Essas ocorrências não podem ser explicadas ou compreendidas cientificamente.
Alguns exemplos de fenômenos paranormais são: forças estranhas e desconhecidas, telecinesia, clarividência, fantasmas, entre outros.
O que significa paranormal?
O sufixo “para” significa “ao lado” ou “paralelo”. Ou seja, paranormal significa uma realidade paralela a nossa, ao lado que é “normal”.
Portanto, a definição real de paranormal não é exclusivamente todas as coisas assustadoras. Ela também inclui coisas muito positivas, como ser psíquico, sentir anjos ao seu redor ou ter uma sensação muito real de uma visita em sonhos a alguém já falecido.
Os diferentes fenômenos paranormais
Muitas pessoas ao longo dos anos foram rejeitadas pela sociedade por terem o dom paranormal.
Porém, foi apenas no século XIX que a Ciência, com o objetivo de entender o que é paranormal e as pessoas paranormais, começou a explorar mais sobre o assunto.
Para entender o que é paranormal, a parapsicologia classificou os fenômenos paranormais em três categorias, que detalhamos abaixo.
Fenômenos Psi-Gama ou de Percepção Extrassensorial
Estão na categoria de Percepção Extrassensorial, ou PES, as pessoas paranormais que conseguem comunicar-se e perceber elementos e ocorrências sem usar nenhum dos cinco sentidos.
A pessoa sente e percebe o que está acontecendo como se estivesse usando os sentidos, mas não está.
Esta categoria é dividida em outras 5 subcategorias:
Telepatia
A telepatia acontece quando duas pessoas se comunicam entre si sem usar nenhum dos sentidos. Ela pode acontecer de maneira indireta ou sutil.
Por exemplo, quando você sonha com alguém e, ao acordar, recebe um WhatsApp ou visita daquela pessoa.
Precognição
A precognição é um dos principais dons paranormais dos videntes. Ou seja, a capacidade de saber o que irá acontecer no futuro.
Em alguns casos, o vidente é avisado por um mensageiro espiritual sobre o que irá ocorrer, seja em sonho, acordado ou através de um oráculo.
Pós-cognição
O dom da pós-cognição acontece quando a pessoa paranormal consegue visualizar mentalmente um fato já ocorrido, mesmo sem ninguém ter contado a ela.
Um exemplo é quando você faz uma consulta com um vidente e ele comenta sobre um fato importante da sua vida ocorrido no passado. Ele sabe sobre o fato sem que ninguém tenha contado.
Clarividência
O dom da clarividência ocorre quando a pessoa paranormal consegue ver e sentir com exatidão acontecimentos, sejam eles do plano espiritual ou terreno.
A pessoa possui a capacidade de saber exatamente coisas que aconteceram em lugares muito distantes ou em tempos passados.
Um exemplo de clarividência que ocorre com frequência é a pessoa paranormal ter um sensação de frio e sentir o odor de flores e velas, típicos de um velório. Após um tempo, ela recebe a notícia da morte de um ente querido.
Bilocação de Consciência
Esse fenômeno ocorre quando a pessoa consegue “sair” do próprio corpo e se ver. Ou quando há uma sensação de expansão, alongamento ou inchaço do corpo.
Esse evento paranormal também possui outras denominações, como Viagem Astral, Desdobramento, Clarividência Viajeira.
Um exemplo que é comum ouvirmos relatos é da pessoa paranormal se ver próximo ao teto do quarto e, ao olhar para baixo, vê seu corpo deitado na cama.
Normalmente, quando isso ocorre, o paranormal se assusta e tem a sensação de cair sobre a cama, retornando a plena consciência.
Ao perceber que possui esses dons, a pessoa pode desenvolvê-los, se beneficiando deles e ajudando outras pessoas.
Fenômenos Psi-Kapa ou de Psicocinesia
Esse nome é dado para a capacidade que uma pessoa paranormal tem de atuar sobre uma matéria. Através do uso da mente, ela consegue levantar objetos ou o próprio corpo.
A levitação do próprio corpo costuma acontecer quando o paranormal está em transe profundo, em uma meditação ou em tranquilidade mental. Ela normalmente é relacionada à elevação espiritual e à santidade.
Fenômenos Psi-Theta ou Fatos Relacionados com a Morte
Essa terceira categoria sobre o que é paranormal descreve as pessoas que conseguem ver ou conversar com espíritos.
Esse fenômeno pode ser tanto positivo quanto negativo. Algumas pessoas paranormais conseguem receber orientações de espíritos de luz, que as guiam no caminho do bem.
No entanto, outras pessoas que não conhecem ou não se aprofundam em seu dom podem ser alvos de espíritos obsessores.
Daniel Douglas Home – famoso paranormal que marcou a história
Para te ajudar a compreender o que é paranormal, é interessante te apresentar um dos mais famosos paranormais da história: Daniel Douglas Home.
Ele é considerado o paranormal mais poderoso no século XIX. Nascido na Escócia, em uma família também de paranormais, Home ficou famoso por suas capacidades como médium.
De acordo com Allan Kardec, o senhor Home era um paranormal especial. “O senhor Home é um médium do gênero daqueles que produzem manifestações ostensivas, sem excluir, por isso as comunicações inteligentes; mas as suas predisposições naturais lhe dão, para as primeiras, uma aptidão mais especial.”
O escritor e médico Sir Arthur Conan Doyle, compartilhava do mesmo pensamento.
Ele considerava Home um paranormal especial por possuir poderes em quatro tipos diferentes de mediunidade: psicofonia (habilidade de deixar espíritos falarem através de si), clarividência (uma forma de percepção visual além dos olhos físicos), mediunidade de efeitos físicos (conhecido como a ação da mente sobre a matéria) e a voz direta (a habilidade de escutar espíritos).