Michel de Nostredame, ou simplesmente Nostradamus (versão do seu nome em latim), era um alquimista francês que viveu no século XVI e escreveu uma série de profecias publicadas no livro, mundialmente famoso, “As profecias de Nostradamus“.
Foi educado pelo seu avô e aprendeu várias línguas clássicas como latim, grego e hebraico, assim como astrologia e ocultismo. Depois foi para a faculdade de medicina, até as aulas serem suspensas, devido à epidemia da peste negra que se alastrou em toda a Europa, matando milhares de pessoas.
Para ajudar os doentes, Nostradamus embarcou em uma viagem pelo sul da França. Seu tratamento consistia em uma limpeza do corpo, administração de vitamina C e práticas de higiene pessoal, o que salvou muitas vidas. No entanto, enquanto ele estava longe, sua esposa e filhos morreram.
Como Nostradamus fazia suas previsões?
Para saber quem foi Nostradamus, é preciso entender como ele fazia suas previsões, que aconteciam através de estudos astrológicos e inspiração divina. Foi apenas em 1550, com mais de 40 anos de idade, que ele publicou seu primeiro almanaque, com previsões gerais para cada mês do ano.
Sua obra-prima é conhecida como As Centúrias, uma série de 10 partes com previsões a longo prazo. O trabalho foi dividido em 10 séculos, cada século constituído de 100 quartetos proféticos ou quatro linhas de versos.
Nostradamus geralmente tinha suas visões à noite, enquanto mirava para a água ou para o fogo, às vezes auxiliado por estimulantes à base de plantas, ao qual tinha fácil acesso uma vez que também era boticário e farmacêutico.
As profecias e interpretações de Nostradamus
Suas profecias permitem múltiplas interpretações, uma vez que foram escritas em francês medieval e traduzidas para vários idiomas. A combinação de enigmas, localizações geográficas e configurações astrológicas facilitam essa pluralidade de versões, uma vez que a cada leitura surge uma variação nova.
Ele começou a ficar famoso quando profetizou para a rainha francesa, Catherine de Médicis, a morte de seu marido, o rei Henrique II. A partir disso, pessoas do mundo inteiro começaram a procurá-lo, querendo previsões sobre o futuro.
Ficou mundialmente famoso por prever uma longa lista de eventos mundiais, entre eles a Revolução Francesa, o grande incêndio de Londres, a Primeira Guerra Mundial, o naufrágio do Titanic, a morte do presidente John F. Kennedy e da princesa Diana.
Conseguiu antever inclusive sua própria morte. Quando seu assistente desejou-lhe boa noite em 1º de julho de 1566, Nostradamus respondeu: “Você não vai encontrar-me vivo ao amanhecer”. Ele foi encontrado morto em 2 de julho de 1566.
Então, agora que você já sabe quem foi Nostradamus, leia também suas profecias e previsões para 2015.