Médiuns são criaturas de sensibilidade aguçada, que podem registrar a presença de espíritos e também podem se transportar para o plano espiritual e descrever cenas e fatos. Algumas pessoas que têm esse dom também podem ouvir espíritos e emprestar seu corpo físico para espíritos desencarnados: são os chamados médiuns de incorporação.
Através do dom de mediunidade de incorporação, o espírito desencarnado “entra” no corpo do médium para uma interação com os encarnados. A mediunidade de incorporação também pode ser denominada como psicofonia que é um fenômeno mediúnico no qual um espírito se comunica através da voz de um médium.
A seguir, saiba quais são os sintomas que um médium de incorporação pode sentir e os diferentes níveis de consciência da incorporação mediúnica.
Médium de incorporação: principais sintomas
Quando uma incorporação está prestes a acontecer, é possível notar alguns sintomas físicos como mãos e pés frios e suando, tremores, enjoo, tontura, arrepios, falta de ar, sensação de desmaios, batimentos cardíacos acelerados e sensação de nó na garganta.
É importante ressaltar que quando o médium é um espírito de luz e muito iluminado a sensação de frio e suor é substituída por uma grande sensação de bem-estar quando a incorporação ocorre.
Os diferentes graus de consciência de um médium de incorporação
A mediunidade de incorporação pode ser classificada por diferentes graus: consciente, semiconsciente e inconsciente.
Mediunidade de incorporação consciente: Pode-se classificar quando o médium está consciente e se recorda do momento em que ocorreu a incorporação. Portanto o médium consegue se lembrar de tudo que foi dito durante a incorporação e passa a mensagem do espírito de acordo com o seu próprio entendimento.
Mediunidade de incorporação semiconsciente: Esse tipo de médium consegue lembrar apenas parcialmente do momento em que ocorreu a incorporação mediúnica. Porém, durante a transe, o espírito consegue ter controle parcial dos órgãos vocais do médium.
Mediunidade de incorporação inconsciente: O médium que tem grau de mediunidade inconsciente não se recorda da mensagem que foi transmitida pelo espírito, mas está consciente durante a incorporação.
Incorporação mediúnica no Espiritismo e na Umbanda
Cada médium de incorporação tem suas especificidades e existem diferentes tipos de manifestação. O dom da mediunidade não está restrito a religiões, mas existem, sim, diferenças entre o médium de incorporação que trabalha na Umbanda e o que segue a doutrina Espírita.
Cada religião e crença possuem uma estrutura vibratória específica, e, portanto, a forma como a mediunidade se manifesta em cada uma delas também é diferente.
O médium de incorporação de Umbanda tem o campo magnético e vibracional capaz de incorporar uma entidade como um Caboclo ou espíritos dessa vertente espiritual. Já um médium de incorporação espírita, que atua em mesa, vai incorporar espíritos conhecidos e da vibração desta crença.
Se um médium do Espiritismo incorpora uma entidade da Umbanda, e vice-versa, o sensitivo pode sentir desconfortos físicos, como tonturas e até desmaios.
Você sabia que é possível conversar com um médium online? O Astrocentro reúne os melhores especialistas em artes esotéricas do Brasil. Médiuns e videntes, entre outros especialistas, estão aqui para te ajudar. O atendimento é totalmente online e as consultas podem ser realizadas via telefone, chat ou e-mail.
Quer saber mais sobre vidência online e como encontrar um especialista de qualidade? Confira o vídeo abaixo no canal do Astrocentro no YouTube: