Plutão na Astrologia é o planeta do renascimento e da transformação. Mesmo sendo o planeta mais lento do Sistema Solar, sua força promove mudanças profundas por onde passa. Seu deslocamento total é de menos de 2 minutos por dia. Por isso, ele leva cerca 248 anos para dar uma volta completa ao redor do Zodíaco!
Contudo, excêntrico como ele só, Plutão não fica a mesma quantidade de tempo em cada signo. Uma vez por ano, ele locomove para trás por cerca de 5 meses, isso faz com que o número de anos que passa em cada signo varie de 12 a 32.
Por ficar muito tempo em um mesmo signo, Plutão é considerado um planeta geracional, assim como Urano e Netuno. Ou seja, ele influencia o comportamento de toda uma geração, revelando revoluções fundamentais e provocando drásticas transformações nas civilizações.
Plutão na Astrologia
O glifo de Plutão possui três elementos principais: a cruz material, o círculo e o semicírculo. A cruz material representa as forças terrenas. O círculo simboliza as forças do céu e o nosso espírito. Já o semicírculo é o símbolo das forças lunares.
Plutão na Astrologia expressa nossos desejos subconscientes, nossa necessidade de transformação e renascimento. Ele gera mudanças lentas, mas permanentes. Simboliza o inconsciente coletivo de uma geração.
Sua passagem de um signo para outro gera resultados extremos, que podem ser tanto para o bem quanto para o mal. Ele pode trazer mudanças regenerativas ou degenerativas. Geralmente, os dois efeitos são sentidos em sua passagem.
Esse planeta apresenta questões grandiosas, muito mais fortes do que muitas vezes podemos lidar. Elas estão ligadas ao nosso ciclo de vida, morte e renascimento, além das questões sexuais e reprodutoras.
Características de Plutão
Plutão na Astrologia é intenso, obsessivo e compulsivo. Para as pessoas que possuem a influência desse planeta forte em seu Mapa Astral, a vida não é para ser levada com leviandade.
Esse é um planeta que traz mistério, poder, transformação. Ele age no nosso inconsciente coletivo e individual, traz nossos traumas à tona e causa reveses em nossa vida.
Entre as suas qualidades estão a capacidade de nos regenerar, aumentar nossa vontade de viver e nos dar coragem extrema para enfrentar nosso lado mais sombrio.
Em seus defeitos encontramos a obstinação, a agressividade e a desconfiança. Ele desperta em nós um lado diabólico que faz com que oscilemos entre o bem e o mal, a luz e as trevas.
Na mitologia, Plutão é o senhor das trevas. Para a psicologia, ele representa a sexualidade e o fascínio pelos mistérios da vida. Nos mostra como lidamos com o poder, tanto nosso como o dos outros.
Plutão no Mapa Astral
Todos os planetas devem ser analisados com três visões em nosso Mapa Astral para conseguirmos identificar como ele influencia em nossa personalidade. Essas três óticas são: a Casa que ocupa, os ângulos que ele faz com os outros planetas e o signo que ele está ativando.
Por ser um planeta geracional, o signo em que Plutão está tem menos impacto em nossa personalidade. Para entender melhor a influência de Plutão em cada indivíduo, é preciso analisar a Casa onde ele está em seu Mapa Astral. A Casa ocupada por Plutão mostrará onde sua vida está sujeita a sofrer mudanças, assim como as áreas da vida que você deseja ter mais poder.
Faça agora o seu Mapa Astral clicando aqui e descubra qual a influência de Plutão na sua vida.
As pessoas que têm esse planeta com mais destaque em seu Mapa Natal tendem a ser intensas, sensuais e profundas. Não é à toa que Plutão rege o signo de Escorpião. No entanto, são pessoas que tendem a se tornar um pouco solitárias.
Plutão vem nos falar de um poder que foi proibido para nós, reprimido. Ele simboliza personagens controversos, como políticos, policiais, grupos violentos, criminosos, espiões, adeptos de magia negra, além de terapeutas e psicanalistas.
Plutão na Astrologia traz uma necessidade de refinar o eu, de se libertar do velho. Além disso, ele dá coragem para que as pessoas enfrentem as compulsões mais profundas do seu inconsciente.
Esse planeta simboliza tudo o que precisa ser eliminado, incluindo o ressentimento, a inveja e o ciúme. Ele faz com que esses sentimentos venham à tona para que o comportamento do indivíduo possa ser compreendido e transformado.
É um planeta que tem muito a oferecer para quem estiver preparado para explorar lugares em que os outros temem entrar. Usado com sabedoria, Plutão pode transmutar a mais sombria das experiências e liberar uma potente força criativa. Ele ajuda o indivíduo a superar tabus e complexos emocionais, cortando as amarras do ego.
Por seu lado positivo, Plutão faz com que você tome controle de si mesmo, mergulhe e compreenda o seu interior. Por meio da influência desse planeta, você conseguirá controlar essas energias e ganhará uma enorme força de vontade e resistência. Além disso, Plutão na Astrologia traz uma grande capacidade de cura, regeneração e transformação, tanto física quanto mental.
Agora, se essa energia não for resolvida, a explosiva raiva plutoniana pode levar à guerra. Seu lado desarmônico pode provocar comportamentos destrutivos, sentimento de culpa, rejeição e distanciamento emocional. A pessoa tenderá a se isolar, guardar segredos e ficar reticente. Ela se sentirá fragilizada, vulnerável, podendo ficar paranoica e com mania de perseguição.
Além disso, a pessoa pode se tornar possessiva, dominadora e manipuladora. Utilizar de chantagem emocional, se fazendo de vítima para conseguir o que deseja, se tornando intolerante e cruel.
Ou seja, o poder trago por Plutão pode servir tanto para destruir quanto para regenerar e transformar.
Pessoas plutonianas se dão bem em profissões como médico, cirurgião, detetive, empresário, parteira, físico nuclear, metafísico, psicólogo, psiquiatra e consultor administrativo.
Trânsitos de Plutão
O trânsito de Plutão na Astrologia é um dos mais tensos e temidos. Não tem como escapar de sua força. As energias do senhor do submundo atingem a todos, tanto a nível mundial quanto no nosso íntimo.
Quando passa pelas Casas, Plutão inicia em nós um processo muito lento de nos aprofundarmos em determinada área de nossas vidas, conforme a Casa onde ele está transitando.
Esse planeta incita sempre a desafios, sejam eles físicos, financeiros, estruturais ou emocionais. Ele pode levar de 12 a 20 anos em uma Casa. Normalmente, a energia de Plutão na Astrologia é mais forte nos primeiros quatro anos.
Já o trânsito Plutão nos signos influencia as transformações de todo uma sociedade. Em 2008, ele entrou em Capricórnio, onde permanecerá por 16 anos, até 2026. Capricórnio é um signo sério e ambicioso. Em 2020, Saturno também estará nesse signo e fará uma conjunção com Plutão. Esse será um aspecto forte, sério e preocupante.
Plutão em trânsito pelas Casas sugere:
- Contato com sentimentos profundos que mexem com os alicerces da sua personalidade e vida nos assuntos da casa onde se encontra;
- Libertação do que não é necessário para a realização do que esta casa promete;
- Escancarar a essência e a verdade dos assuntos que a casa levanta;
- Reavaliações profundas, mudança radical de hábitos e costumes;
- Coragem e intensidade; mas também pode trazer obsessão, compulsão ou paranoia;
- Necessidade de mudar e aprimorar-se.
Se você fez o seu Mapa Astral, mas não entendeu muito bem como trabalhar com a energia de Plutão em sua vida, faça uma consulta com um de nossos especialistas. É muito fácil! Você pode fazer por chat mesmo. Para isso, basta acessar a página de consultas do Astrocentro por chat e escolher um especialista de sua preferência.
Após selecionar o vidente com o qual você quer se consultar, escolha a opção de atendimento por chat, no canto inferior direito.
Lembrando que cada profissional pode oferecer um serviço diferente, então leia a descrição!
Caso você ainda não tenha uma conta no Astrocentro, basta preencher um rápido cadastro e pronto!