Apesar de não serem muito atrativos, muitas culturas enxergam nos sapos um significado espiritual extremamente positivo: são símbolo de prosperidade, fertilidade, transformação e purificação.
Além disso, os sapos favorecem a intuição e a ligação com o mundo espiritual e, quando estão na forma de girinos, simbolizam a criatividade e o potencial de criação do novo.
Quer saber mais sobre os significados espirituais dos sapos e as boas energias que esse anfíbio pode trazer para sua vida? Então continue lendo!
Significado espiritual de sapo
Um dos principais significados espirituais dos sapos está relacionado à sua capacidade de transformação: esses anfíbios passam por grandes transformações em sua vida, de ovos a girinos, até chegar na fase adulta. Os sapos nos lembram que a vida é feita de mudanças e que todos precisam crescer e evoluir.
Assim, se você se deparar com um sapo, fique atenta ao alerta: agora é o momento ideal para realizar mudanças mais que necessárias em sua vida. Esse animal tem a capacidade de nos dar força e a ajuda necessária durante essas transições, não importa se é uma mudança de trabalho, de relacionamento ou até mesmo de país.
Outro significado espiritual do sapo tem a ver com sua capacidade de reprodução: um sapo-cururu fêmea, por exemplo, pode depositar até 36 mil ovos por ninhada. Assim, os sapos não são símbolos apenas de fertilidade, mas também de abundância.
Por habitar ambientes aquáticos, os sapos também carregam em si simbolismos típicos do elemento água, como purificação, renovação e cura. Os sapos favorecem a limpeza e o desbloqueio das energias do corpo e do espírito.
Os girinos, por sua vez, são símbolo do despertar da criatividade e da produtividade em sua vida, sendo um ótimo presságio.
Significados de sapo em diferentes culturas
Apesar de enxergarem os sapos de formas similares, cada cultura tem um significado ou uma característica especial relacionada a esse anfíbio.
Para a Tradição Nativa Americana, por exemplo, o sapo é responsável por anunciar a chuva e controlar o clima, além de possuir poderes de cura.
No Japão, o sapo traz o significado espiritual de boa sorte, principalmente para aqueles que estão partindo em uma viagem, garantindo um retorno seguro.
Além disso, na cultura japonesa, amuletos de sapo atraem prosperidade, energias positivas e proteção do dinheiro, principalmente quando colocados dentro da carteira.
Xamanismo
A fertilidade também é um dos significados do sapo no xamanismo devido ao grande número de ovos que são depositados a cada ninhada. Esse significado pode ser interpretado de duas formas: criatividade e fertilidade.
Além de indicar um período de novas ideias, o sapo, enquanto animal de poder, pode ser invocado para ajudá-la caso tenha dificuldade para engravidar.
Veja mais sobre os animais espirituais na crença xamânica: Animais de poder do xamanismo: Significado dos principais
No xamanismo, o sapo também é visto como um grande símbolo de transformações, principalmente o renascimento. Como um animal de poder, o sapo indica que você está destinada a passar por grandes mudanças ao longo de sua vida, além de ser capaz de ajudá-la durantes esses processos de mudança.
Por sua ligação com a água, o sapo nos conecta às emoções, ao feminino e às energias de limpeza e purificação, principalmente emocional e espiritual.
Como animal de poder, o sapo pede que você se desintoxique de perspectivas ultrapassadas ou das energias negativas que possam estar te machucando.
O significado do sapo no xamanismo também revela o dom de alternar entre diferentes existências espirituais, emocionais ou físicas, assim como o anfíbio alterna entre terra e água.
Se seu animal espiritual for o sapo, é um sinal de que sua intuição é aguçada, mas que deve ser trabalhada constantemente, a fim de manter e fortalecer sua conexão com o mundo espiritual.
Ter o sapo como totem também significa ter o dom de escutar e ajudar o próximo: você consegue colocar-se no lugar do outro e ajudá-lo da melhor forma possível, geralmente com algo relacionado à limpeza energética.
Cultura chinesa
Na cultura chinesa, o sapo aparece na figura do Chan Chu: uma estátua de um sapo de três pernas sentado em cima de dinheiro e com uma moeda na boca. Fica fácil entender por que o significado do sapo nessa cultura está ligado à prosperidade, não é?
Por essa razão, o significado de sapo na entrada da casa tem a ver com a busca pela prosperidade e a proteção. Para que isso aconteça, o sapo precisa estar virado de frente para a porta principal, chamando o dinheiro para dentro.
Além disso, o sapo também tem o significado espiritual de sorte, agindo contra o azar e afastando o mal.
Cultura egípcia
A cultura egípcia antiga enxergava o sapo como símbolo de fertilidade, já que um grande número desses anfíbios nascia após a cheia do Nilo, marco do ano novo egípcio e que tornava o local fértil e próprio para o cultivo da agricultura.
O panteão egípcio antigo conta com a presença da deusa Heket, a deusa da fertilidade, do parto e da morte, sendo a responsável por guiar aqueles que morreram. Na crença egípcias, a deusa Heket possui cabeça de sapo e corpo de mulher.
Sonhar com sapo
De forma geral, sonhar com sapo é um sinal de mudanças positiva se de sorte em sua vida! No entanto, os detalhes fazem toda a diferença: enquanto sonhar com sapo pulando indica alegria e sorte, sonhar que está tocando um sapo pode indicar problemas de saúde.
Saiba mais sobre esse sonho: O que significa sonhar com sapo?
Os sapos têm um significado espiritual muito positivo e são capazes de trazer sorte e prosperidade! Se um sapo apareceu em sua vida, mas você não tem certeza de como utilizar essa energia positiva a seu favor, consulte um dos especialistas do Astrocentro! Nossos profissionais foram selecionados com muito cuidado e estão prontos para tirar todas as suas dúvidas via chat, telefone ou e-mail, sempre de forma discreta e segura.