Runas e rituais: como a simbologia nórdica nos ajuda

5.608 Views

Apesar de muitas pessoas conhecerem o seu uso como oráculo, as runas e seus rituais podem ir bem além do que suas previsões. Podendo ser usada para autoconhecimento, proteção ou conexão espiritual.

Ficou curiosa?

Então venha comigo e vamos descobrir os detalhes sobre as runas e rituais que as envolvem.

Nesse texto você vai ver:

  • Como surgiram as runas: elas foram criadas a partir do alfabeto germânico,são 24 peças, cada uma com um significado.
  • Como usar as runas: elas podem ser usadas como oráculo, amuletos, para fazer rituais.
  • Dicas de rituais para fazer com as runas

Como as runas e rituais surgiram?

Hoje em dia conhecemos as runas como oráculos, mas para os nórdicos elas eram muito mais do que isso. Contudo, antes de entendermos o seu uso, você sabe o significado das runas?

Cada símbolo rúnico se trata de uma letra do alfabeto germânico, que originou as runas. Assim sendo, ela soma 24 peças, cada uma com o seu significado. 

De acordo com a mitologia nórdica, as runas carregam uma magia ancestral, pois foi entregue às pessoas por Odin, também conhecido como o Pai de todos.

Na simbologia nórdica, para buscar sabedoria e iluminação, Odin ficou pendurado 9 dias e 9 noites na Yggdrasil, ou Árvore do Mundo. Depois que ele conseguiu o conhecimento, ele fez as runas e então entregou-a para o povo.

Mas afinal, para que servem as runas?

Além de usá-las como oráculo, os nórdicos também as usavam para:

  • se comunicar;
  • fazer amuletos;
  • pedir bênçãos;
  • escrever poemas;
  • se conectar com a espiritualidade.

Da mesma forma, você também pode pedir o auxílio das Runas para os mais diferentes assuntos, é só conversar com nossos consultores. Assim sendo, vamos conhecer um pouco mais sobre as runas e seus rituais.

Como usar o poder das runas?

Primeiramente, para que você possa ter o auxílio das runas você precisa saber os seus significados.

Como vimos antes, as runas fazem parte de um alfabeto, e elas são divididas em 3 grupos de 8 peças, também chamados de Aett:

  • Primeiro Aett: referente aos assuntos físicos, está relacionado aos deuses Frey e Freya (Fehu, Uruz, Thurisaz, Ansuz, Raidho, Kenaz, Gebo e Wunjo).
  • Segundo Aett: referente aos assuntos emocionais, está relacionado a Heimdall e Morgdud, deuses guardiões (Hagalaz, Nauthiz, Isa, Jera, Eihwaz, Perdhro, Algiz e Sowilo).
  • Terceiro Aett: referente aos assuntos espirituais, está ligado aos deuses ancestrais Tyr e Ziza (Tiwaz, Berkana, Ehwaz, Mannaz, Laguz, Inguz, Othila e Dagaz).

Cada uma dessas runas tem o seu significado, contudo, algumas também podem aparecer de forma invertida, o que pode mudar o seu sentido. Por exemplo:

Fehu significa abundância e vitória, mas se a pedra estiver invertida, significa barreiras no caminho.

Por isso é muito importante entendermos a simbologia nórdica antes de usar as runas em rituais, pois se você usá-la na posição errada, pode acabar trazendo coisas ruins para a sua vida.

Se você quiser limpar suas energias antes de se conectar com as runas, nossos consultores podem te ajudar com os melhores banhos energéticos. Enfim, agora que entendemos um pouco mais sobre as runas, vamos aos seus rituais.

Runas: rituais de predição

Primeiramente vamos ver o uso das runas como oráculo. Elas podem ser usadas para consultas envolvendo:

  • trabalho;
  • família;
  • amor;
  • saúde;
  • autoconhecimento.

Porém, o sorteio das pedras não costuma ser feito com as 24, e sim com um grupo específico. Primeiro você pensa no assunto ou pergunta que quer fazer, e depois é escolhido o grupo que mais condiz com a sua questão, ou seja, aett físico, emocional ou espiritual.

Usando a magia ancestral das runas

Outra maneira de usar as runas é com o seu poder e significado, seja ele de proteção, sorte, saúde, etc. Mas não basta simplesmente usar o símbolo da runa, você precisa colocar sua intenção.

Assim sendo, fique comigo que eu vou te mostrar passo a passo como ativar o poder de uma runa.

  1. Primeiro você vai buscar um lugar calmo onde ninguém irá te interromper.
  2. Então, escolha a runa apropriada para a situação, por exemplo, se você quer se proteger para sair de casa, pode usar a runa Thurisaz.
  3. Feche os olhos e relaxe profundamente, se quiser pode fazer uma oração ou meditação.
  4. Visualize a runa que você escolheu em sua frente, pense nela e na cor que você acha adequada para ela, pode ser vermelho como as pedras, dourado como um escudo, branco da paz, ou outra que você prefira.
  5. Depois que você tiver a runa de uma forma clara em sua mente, reflita sobre o seu significado, e tente buscar em sua mente situações que possam remeter a ele. Por exemplo, na runa de proteção, você pode pensar em um momento onde precisou ser forte para se proteger de alguma coisa, ou alguém. Porém, você deve sempre ver o lado positivo dessa imagem, e focar somente nele.
  6. Sinta a energia da runa à sua volta, e vá imaginando que a runa, juntamente com a sua energia, está se aproximando do seu coração, até que a sua energia e a dela se tornem uma só.
  7. Depois que você visualizar a runa completando sua essência, fique dessa maneira por mais alguns minutos, e sinta a energia da runa correndo pelo seu corpo.
  8. Finalmente, abra os seus olhos e siga com a sua rotina normalmente.

Combinando os poderes das runas

Uma outra maneira de usar as runas em rituais é combinar as runas. Como assim combinar?

As runas são basicamente feitas de linhas retas, então, é possível combinar os símbolos para dar mais força ao seu ritual, ou para usá-la como amuleto. Contudo você deve se atentar a algumas coisas:

  • se não está usando o símbolo de forma invertida;
  • se a combinação dos símbolos não se torna algo ruim;
  • não colocar muitos símbolos de uma vez, pois dessa forma você pode deixar a energia o mais pura possível.

Se você for usar essas runas como amuleto, é muito importante que você consagre o símbolo antes de usar. Em outras palavras, faça um ritual que te ajude a se conectar com ele.

Algumas pessoas fazem seus amuletos com cristais, para potencializar o poder das runas. Se você quer conhecer mais sobre os cristais e qual é melhor para cada situação, nossos consultores podem te ajudar.

Enfim, essas são algumas maneiras de usar as runas em rituais, e conforme você vai se familiarizando com o significado das runas, eles vão ficando cada vez mais fáceis. Então, espero que encontre o melhor ritual para você, e siga sempre evoluindo.

Até a próxima!

Recent Posts

Explorando o Encanto do Tarot das Fadas: Significados e sabedoria em cada carta!

O Tarot das Fadas é muito mais do que um simples baralho de cartas; ele…

4 dias ago

Previsão para Escorpião, por Nina D´Oyá Igbalé

Um Ano de Transformação e Crescimento para Escorpião O ano de 2025 traz consigo muitas…

5 dias ago

Previsão para 2025 por Nina D´Oyá Igbalé

Um ano de crescimento e Equilíbrio para Libra, O ano de 2025 promete ser marcado…

5 dias ago

Horóscopo Semanal Astrocentro 18/11 a 24/11por Emylian Kali

A Semana da Grande Mudança: Redefinindo Caminhos e Encontre seu Equilíbrio Precioso(a) Leitor(a), não é…

5 dias ago

Dia Mundial da Umbanda: Celebração de Caridade e Espiritualidade, por Nina D´Oyá Igbalé

O Dia Mundial da Umbanda, celebrado em 15 de novembro, é uma data significativa para…

2 semanas ago

Dia Mundial da Gentileza: Celebrando a Energia da Bondade, por Nina D´Oyá Igbalé

O Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, oferece uma oportunidade valiosa para…

2 semanas ago