Você já pensou em ter sonhos como se fossem realidade? Ou ainda já pensou em conseguir controlar os seus sonhos e assim prolongar essa experiência quando é um sonho bom ou mesmo acabar com um sonho ruim? Pois é, apesar de ser comum que a gente só perceba que está realmente sonhando quando a gente acorda, há pessoas que conseguem controlar seus próprios sonhos através dos sonhos lúcidos.
A pessoa que tem sonhos lúcidos consegue identificar quando está sonhando e isso permite que ela tenha experiências sensoriais muito mais vividas se comparada a um sonho comum. Também é comum que quem tem sonhos lúcidos consiga controlar melhor os acontecimentos dentro do sonho como, por exemplo, conseguir voar, controlar o clima ou ainda viajar para um lugar que nunca esteve antes.
Se você quer saber o que são sonhos lúcidos ou como ter sonhos lúcidos continue lendo para descobrir essas e outras características, benefícios e perigos e técnicas dos sonhos lúcidos.
- Veja também: o poder do subconsciente
O que são sonhos lúcidos?
O que são sonhos lúcidos? A definição de sonhos lúcidos pode parecer bastante simples a primeira vista, trata-se da experiência de consciência do seu sonho enquanto o sonho ocorre.
Desde o Antigo Egito sonhos lúcidos têm nos fascinado e por isso até hoje atrai os mais diversos tipos de pessoas desde psicólogos, psicofisiologistas até escritores, cineastas e artistas no geral. O filme A Origem de Christopher Nolan com Leonardo DiCaprio traz um bom exemplo desse fascínio sobre sonhos lúcidos.
A experiência de sonho para seres humanos é dividida em fases representando diferentes níveis de intensidade e atividade cerebral durante o repouso. Para alguns especialistas o sonho lúcido constitui um estágio particular do sono, isto porque somente durante os sonhos lúcidos o sonhador torna-se consciente do seu estado, podendo resultar dessa experiência uma lembrança mais nítida até mesmo que aquela causada por pesadelos.
Mas por que e como os sonhos lúcidos ocorrem? Há algum perigo? Existem benefícios para o cérebro? Isso é o que vamos descobrir a partir de agora.
Como ter sonhos lúcidos
Estudos da Universidade de Adelaide na Austrália classificaram e agruparam as técnicas mais eficientes de como induzir sonhos lúcidos. Essas técnicas ajudaram um grupo de participantes a obterem a experiência dos sonhos lúcidos com diferentes níveis de sucesso.
Abaixo nós vamos te apresentar as técnicas de como ter sonhos lúcidos, para que você também possa ter essa experiência.
Técnica 1: teste de realidade
Essa técnica consiste de conscientemente verificar durante o dia se estamos em um sonho ou acordados. É a técnica exibida no filme A Origem, quando o personagem de Leonardo DiCaprio checa o comportamento de um pião como teste de realidade.
No caso do filme, se o pião não parar de rodar é porque ele está dentro de um sonho. Mas você pode criar seu próprio teste de realidade, por exemplo, ligando e desligando uma luz e verificando se o comportamento é o esperado. Em um sonho, o simples ato de ligar e desligar a luz pode provocar efeitos inesperados como cores diferentes entre outros.
Ao construir o hábito de testar a realidade com frequência aumentam as possibilidades de lembrarmos de testar a realidade também durante um sonho.
Técnica 2: acordar e voltar a dormir
Programe o seu despertador para te acordar 5 horas após o início do seu sono. Ao acordar, não levante da cama, e prepare-se mentalmente para voltar a dormir em 5 minutos. Com isso é provável que você acorde durante o estágio REM do sono, em que a propensão aos sonhos lúcidos é maior.
Técnica 3: indução mnemônica
A indução mnemônica dos sonhos lúcidos (MILD na sigla em inglês) é uma técnica bem mais simples do que o nome faz parecer. Essa técnica consiste em utilizar a técnica 2 de acordar e voltar a dormir após 5 horas, e além disso, repetir para si mesmo uma frase que expresse sua intenção de ter um sonho lúcido, por exemplo: “eu vou dormir e saber que estou sonhando”.
As probabilidades de sucesso de se ter um sonho lúcido aumentam quando as três técnica são combinadas. Mas além dessas três técnicas principais existem outras estratégias complementares, por exemplo, possuir um diário de sonhos. Estratégias para um sono melhor também tendem a contribuir para aqueles que buscam como induzir sonhos lúcidos.
Outro fator que influencia a capacidade de ter sonhos lúcidos se refere a alimentação. Cientistas descobriram em 2006 que a ingestão da vitamina B6 pode contribuir para sonhos mais vividos, intensos ou inventivos. A vitamina B6 pode ser encontrada em arroz integral, pães integrais, batata, abacate, alho e leite. Mas é importante lembrar que a ingestão excessiva de vitamina B6 pode causar problema de dormência nas extremidades do corpo. A OMS recomenda a ingestão diária de 100mg de vitamina B6.
É importante lembrar que essas técnicas não afetam diretamente a qualidade do sono do dia seguinte para as pessoas que as utilizam. A seguir, veremos se existem perigos em ter sonhos lúcidos.
Sonhos lúcidos são perigosos?
Especialistas do Lucid Institute costumam concordar que a prática de sonhos lúcidos podem trazer alguns perigos. O primeiro deles reside na incapacidade de distinguir entre a vigília (momento em que se está acordado) e o sono. Esse problema no entanto estaria mais relacionado a lembranças do que ao momento presente, dificultando ao indivíduo ter certeza se viveu algo no sonho ou na vida real.
Além disso, outro problema comum relacionado a sonhos lúcidos ocorre quando o praticante passa a se esforçar para dormir mais que o necessário afetando a qualidade do seu sono, bem como sua qualidade de vida no mundo real.
Apesar disso, os sonhos lúcidos também podem trazer alguns benefícios. A seguir vamos descobrir alguns desses benefícios dos sonhos lúcidos.
- Saiba também o que é paralisia do sono
Benefícios dos sonhos lúcidos
Os pesquisadores do Lucid Institute também relacionaram a capacidade cognitiva necessária para sonhos lúcidos com habilidades de resolução de problemas do mundo real. Quer dizer, a habilidade necessária de investigação do mundo a nossa volta que utilizamos para detectar um sonho também pode ser usada no mundo para se encontrar soluções para problemas que requerem o famoso pensamento “fora da caixa”.
Somado a isso, também existem estudos que apontam benefícios para pacientes com problemas motores uma vez que os sonhos lúcidos podem ser usados como parte do tratamento e treinamento de suas funções motoras.
Sonhos lúcidos constituem um tema bastante abrangente dentro do conhecimento humano sobre sonhos, e sobre a mente humana. Você gostaria de se entender melhor ou buscar explicações para os seus sonhos? O Astrocentro conta com uma equipe de especialistas em sonhos dedicados que podem te ajudar com consultas via chat, e-mail ou telefone.